Resenha | A Paixão Segundo G.H. - Clarice Lispector | Book Bus


Oi amores! Hoje tem mais uma resenha para vocês! :D

Hoje a resenha é sobre A Paixão Segundo G.H. que é considerado uma das obras primas da fantástica Clarice Lispector.


Sinopse:
"Romance original, desprovido das características próprias do gênero, A paixão segundo G.H. conta, através de um enredo banal, o pensar e o sentir de G.H., a protagonista-narradora que despede a empregada doméstica e decide fazer uma limpeza geral no quarto de serviço, que ela supõe imundo e repleto de inutilidades.
Após recuperar-se da frustração de ter encontrado um quarto limpo e arrumado, G.H. depara-se com uma barata na porta do armário. Depois do susto, ela esmaga o inseto e decide provar seu interior branco, processando-se, então, uma revelação."

Ficha Técnica:
Editora: Rocco
Edição: 1
Ano: 2009
Gênero: Romance
Páginas: 180


"Todo momento de achar é um perder-se a si próprio."

O livro relata a história de G.H. uma mulher de classe média que decide limpar o quarto da empregada e ao fazê-lo se depara com uma barata e esse encontro provoca uma revolução de pensamentos e proporciona a protagonista uma jornada repleta de questionamentos e autoconhecimento.

O texto é escrito como se G.H. contasse a história a alguém imaginário e ao ler você é conduzido pela torrente de pensamentos da personagem que vai compondo quadro a quadro o panorama da história, se apresentando ao leitor e se redescobrindo ao longo desse processo. Clarice é conhecida pela introspecção o que nesse livro fica explícito do começo ao fim, já que você tem a sensação de estar em meio aos pensamentos da personagem.

Esse é um livro bem intenso e de certa forma ele vai desmembrando a natureza humana e acaba por proporcionar uma viagem de autoconhecimento também para o leitor, porém não é um livro fácil de ler, mesmo que não seja grande em número de páginas, a complexidade do texto e a densidade do "aprofundamento em si mesmo", faz com que a leitura seja mais lenta, eu pelo menos levei mais tempo que o habitual para lê-lo.

Um fato interessante sobre o livro é que cada capítulo é iniciado pela última frase do capítulo anterior, dessa maneira é como se não houvesse pausas, aproximando ainda mais da ideia que você está preso continuamente em um fluxo de pensamentos. Particularmente, sou fã dos livros de Clarice, gosto da forma que ela consegue transformar os acontecimentos simples do cotidiano em algo revolucionador, mesmo que essa revolução seja apenas interna é como se os personagens reaprendessem a ver o mundo, e nesse livro G.H. reaprende não somente a ver o mundo, mas a ver a si mesma e consequentemente os leitores também provam um pouco disso.

É isso, espero que gostem!
Ah e não esqueça de deixar um comentário com sua opinião!

Beijos!
- Bia Pupato



Sigam o Book Bus:
Canal do Youtube | Book Bus

2 comentários: