Crítica | Ascension | Book Bus



Olá! Tudo bem com vocês?
Hoje eu trago aqui uma crítica da série Ascension. Se você já assistiu ou tem vontade, deixe nos comentários o que achou ou se ficou mais curioso para assistir.


Direção: Nick Copus, Robert Lieberman e Stephen Williams
Roteiro: Adrian Cruz, Philip Levans e Melody Fox
Produção: Lionsgate Television, Blumhouse Productions
Gênero: Drama, Ficção Cientifica
Elenco: Ellie O'Brian, Tricia Helfer, Brandom Bell, Brian Van Holt

A minissérie apresenta a jornada de um grupo seiscentas pessoas, incluindo homens, mulheres e crianças, que em 1963 subiram a bordo da nave Ascension para uma viagem de cem anos com o objetivo de colonizar um novo planeta. Após 50 anos de tranquilidade, a nave é aterrorizada com um assassinato, levantando dúvidas sobre o verdadeiro objetivo do projeto.

Depois de assistir a série, uma coisa ficou clara: não é sobre viagem espacial.
No primeiro episódio, logo no inicio, somos apresentados à uma jovem (Lorelay) comprando algo misterioso de um homem que não parece boa gente, e logo depois vemos ela mergulhando em algo que parece uma praia (e é, mais ou menos), e ao mesmo tempo vemos cortes de uma festa acontecendo paralelamente e descobrimos que ela "deu um tempo" na festa. Uns minutos depois ela aparece caída na beira da praia e sua irmã mais nova (Christa), descobre que Lorelay está morta, com um ferimento na cabeça.

Inicialmente o capitão da nave pensa que foi um acidente, porém Aron, o assistente do capitão percebe estranhas marcas que parecem ter sido feitas por cordas, fazendo-o desconfiar que não foi apenas um acidente. O capitão pede pra Aron manter suas suspeitas em segredo mas tentar descobrir o que aconteceu realmente.

A médica da nave descobre que o ferimento na cabeça foi causado por uma arma, o que levanta várias suspeitas, já que quando a nave foi lançada, todos passaram por uma minuciosa inspeção.

Já na segunda parte do primeiro episódio, é apresentado um núcleo diferente da série, que se passa na terra. O criador do projeto está em uma cama de hospital e seu filho, ao sair da clinica, é abordado por um homem que lhe pergunta
se ele sabe algo sobre o projeto Ascension, e ele nega!

Na verdade, a nave Ascension está em terra firme, em um laboratório secreto do governo americano, e não passa de um teste para estudar como seria uma viagem verdadeira, as pessoas de dentro da nave não sofrem interferência alguma de fora, mas são constantemente monitoradas.
Basicamente esse é o plot da minissérie.


Os personagens, infelizmente, são extremamente estereotipados, a equipe é composta pelo capitão autoritário, o subordinado negro, a mocinha... só faltou o oriental que sabe tudo. Felizmente, isso não chega a interferir na qualidade da série, e alguns personagens se destacam, como é o caso de Viondra Denninger, a esposa do capitão, ela é uma mulher extremamente forte, e é ela quem realmente controla a nave (do lado de dentro, claro). Os personagens principais têm um bom nível de de aprofundamento e os coadjuvantes desempenham bem seus papéis. O destaque fica por conta de Ellen O'Brien, que apesar de ser uma péssima atriz, tem seus bons momentos.

A minissérie tem um roteiro decente, apesar de deixar algumas pontas soltas, o que provavelmente foi proposital, pois essa teria a chance de se tornar uma série completa caso a audiência atingisse um bom número, mas no geral ela funciona bem.



Um ponto que me chamou muito a atenção é a qualidade dos efeitos especiais produzidos por computação gráfica, que na maioria das vezes passa despercebido, o que é muito bom quando espera-se que os cenários pareçam reais.

Se eu desse uma nota para a minissérie ela seria 3,5/5. A cotação no IMDb ficou em 7,2/10, o que não é nada mal.

Ah, e lembra que no começo do post eu escrevi que apesar da série parecer, ela não se trata de viagem espacial? Sugiro que você assista a série (que tem um pouco mais de 4h de duração e está disponível na Netflix) e entenda do que estou falando, indico se você gosta de drama e ficção cientifica.


Bom, é isso. Espero que tenham gostado.
Abraços!

- Matheus Kunst

Sigam o Book Bus:

2 comentários:

  1. Já tava pensando em ver a serie, mas achei super estranho não ter viagem espacial, pq nos trailer eu meio q achei q teria muita ficção cientifica
    os-jovens-leitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tem sim viagem espacial, mas não como você pensa que tem, ela tem um mistério envolvido que eu não quis contar aqui, indico muito ela, gostei bastante. E se você não gostar, assiste até o fim que vale a pena ;)

    ResponderExcluir