Entrevista | J.G. Brene, autor de Johnny Bleas - Um novo Mundo

Olá, queridos leitores!
Tudo bem com vocês?

Hoje trago aqui uma entrevista com J.G. Brene, autor do livro Johnny Bleas - Um Novo Mundo. Já tem resenha do livro aqui no blog, confiram.


Sinopse do livro:
Órfão de pai e mãe, Johnny Bleas, tem uma vida confortável com seus tios, os Case, em uma fazenda no interior do estado. Até que ao acordar certa manhã e depara-se com a horrível cena de assassinato dentro de sua própria casa, a sincronia da sua vida se desfez e seu mundo começa a girar em meio a inesperadas desventuras. O triste som da morte abre as portas para algo que Johnny nunca poderia imaginar. Com o descuido de um passo em falso, ele é levado a uma nova dimensão, um novo mundo onde gnomos, castelos e piratas são apenas o começo. Um lugar mágico em que os enigmas do seu passado são revelados, onde o oculto que por tanto tempo dormiu, renasce e o assassino é descoberto em uma trama muito maior do que o esperado. Asterium, é o novo mundo, onde cada uma das peças do quebra cabeça se reconstitui, à medida que antigas peças se encaixam, novos mistérios nascem a partir de uma profecia que lhe defronta com o medo e a coragem de encarar um novo destino.

Agora que já sabem mais sobre a historia do livro, vamos a entrevista.

Perguntas:

1. Fale um pouco sobre você. 
Desde cedo sempre fui muito sonhador, a imaginação sempre rolou solta, e sempre procurei um meio de transparecer meu mundo criativo. Por isso aos 7 anos de idade fui atrás de um curso de pintura, encontrei na pintura a óleo uma ótima maneira de exercitar minha criatividade, aos 8 anos fiz minha primeira Vernissage. Os anos passaram e cada vez mais me dedicava a outros meios de expressão artística e criação, em 2007 descobri o mundo do 3D, o qual me dediquei por alguns anos, fazendo um curso na área de animação gráfica e posteriormente uma especialização em Los Angeles, CA.

Atualmente trabalho com produções digitais multimídias, uma área bastante ascendente e interessante. Mas ao final de cada dia de trabalho percebo que ainda posso, quero e devo fazer mais. É essa vontade de criar que me faz escrever. Nunca fui apaixonado por nenhuma área específica, o que realmente amo é criar, e na literatura pude encontrar um mundo sem limites, quando escrevo, sou apenas eu e mais uma aventura. 
 
2. Pretende fazer, faz alguma faculdade ou é formado?
 
Sou formado em design de multimídias e animação, pela universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Me especializei em Efeitos visuais e 3D, pela Gnomon School em Los Angeles, CA. E no último ano terminei um Master em Maketing e gestão comercial, pela Business School São Paulo.

Gosto sempre de aprender mais e estudar, o plano é seguir com um mestrado em comunicação ou simplesmente um curso livro de francês. O mais importante é sempre continuar aprendendo e se atualizando!


3. Tem algum Hobbie?  
Sim, muitos! Contudo na maior parte do meu tempo livre me dedico a leitura. Mas sempre que tenho tempo aos finais de semana gosto de pintar quadros com tinta óleo e também cozinhar!!! A formula mágica para minha felicidade é um bom livro, um belo jantar e um saboroso vinho!

4. Qual seu livro favorito?  
Foram diversos livros que formaram meu caráter literário, contudo posso dizer que Harry Potter se destaca, mas outros autores como Paulo Coelho, Rhonda Byrne, J.R.R. Tolkein, também me fascinam.

5. Quais seus gêneros favoritos?  
Com certeza aventura!!! Mas acima de tudo gosto de um enredo bem construído, ao meu ver, os bons livros são aqueles capazes que fazê-lo emergir em um novo mundo.

6. Qual foi o primeiro livro que você leu?  
Não lembro!!! Eu era muito chato com leitura quando criança. Escolhia os livros pelo tamanho deles e pela quantidade de figuras!!! Lembro-me que na infância os livros que mais me marcaram foram “O Pequeno Príncipe” e logo depois a série de livros de Thomas Brezina, a turma dos tigres.

7. Qual foi o último livro que você leu? Você gostou?  
O último livro que li foi “ A Magia” de Rhonda Byrne. Confesso que achei o livro excepcional. A autora tem um jeito mágico de trazer coisas simples e cotidianas de uma forma mágica que é capaz de mudar o nosso dia.

8. Qual pessoa você mais admira? Por quê?  
Admiro um grande conjunto de pessoas, muitas delas foram minhas “tutoras”, quero dizer, a era da internet nos abre as portas para escolhermos o que queremos aprender. Se você quer ter sucesso, assista as palestras de Donald Trump, se quer criar um produto incrível veja as entrevistas com Steve Jobs, se quer mudar o mundo assista os filmes de Nelson Mandela. Além dos meus pais, admiro grandes pensadores e pessoas que acredito serem inspiradoras, como Carl Gustav Jung, Albert Einstein, Will Smith, Oprah Winfrey, Jorge Paulo Lemann, Paulo Coelho, J.K. Rowlling, Augusto Cury, Abraham Lincoln e Jesus Cristo.

9. De onde veio a vontade de ser escritor?
 
A vontade de escrever surgiu pela minha paixão à imaginação e fantasia, o que sempre carreguei comigo desde muito cedo. No entanto o desejo ser publicado surgiu da vontade de expressar minha imaginação usando uma ferramenta que não me impusesse limites, junto da vontade e dever de encantar as pessoas para que se envolvam com novas aventuras. E por fim o desejo que alcançar um sonho, algo que vai muito além da literatura, o sonho de fazer o melhor possível para servir o mundo com o melhor de mim.

10. O que inspirou o universo que você criou em Johnny Bleas?  
Não sei bem de como surgiu a ideia inicial para Johnny Bleas, me parece que a ideia já existia em minha mente, bastava acessá-la. Alguns dizem que precisamos de experiências de vida para escrever, outros dizem que a inspiração já existe em nós, cada autor tem um perfil diferente, no entanto para mim é sempre uma nova aventura, basta ouvir a história em meus pensamentos. Ao começar um novo capítulo, nem sempre sei o que vou escrever, mas geralmente sei onde quero chegar, o mais interessante desta experiência é desvendar como será o caminho. Acredito que todas as experiências de vida que tenho são complementares e me ajudam a escrever, principalmente por me levarem a novos desafios e jornadas, mas é o conjunto de vivências, fatos e informações percebidas que transformam minha perspectiva e maneira de ver o universo.
 
11. Quanto tempo demorou a escrever seu primeiro Livro?  
Johnny Bleas – Um Novo Mundo, foi o primeiro livro publicado, o livro começou a ser elaborado em 2006 e só foi publicado em 2015. São quase 9 anos de trabalho, mas admito que deixei a obra um pouco de lado por alguns anos. Lembro-me de ter iniciado a obra e alguns meses depois ter desistido da ideia de escrever um livro. Isso só renasceu em mim alguns anos depois, talvez em 2012 ou 2013. O mais interessante foi que o segundo livro Johnny Bleas – E o núcleo da Montanha, não levou nem 2 anos para ser finalizado, e o livro tem quase o dobro do tamanho do primeiro.
 
12. Em questão da publicação de seu primeiro livro: O que foi mais difícil desde a obra pronta até seu Lançamento?  
Em questão de publicação, não há nada mais difícil do que encontrar uma editora boa, que irá lançar e distribuir a sua obra de maneira profissional e que se destaque no mercado. Muitos autores pensam que as editoras irão “clamar” pelos seus livros e que publicar será uma tarefa fácil, mas não é.

A ilusão que eu tinha de que qualquer editora iria querer publicar o meu livro foi um grande “baque”, assim como Harry Potter que foi recusado por mais de 10 editoras. Johnny Bleas também seguiu pelo mesmo caminho, recebendo um monte de “não”. O autor tem que ter em mente que ele é o responsável pelo sucesso de sua obra. Cabe a ele ser persistente e manter o compasso para alcançar os seus sonhos. O mais difícil sem dúvida foi ter a persistência necessária para seguir em frente após uma série de dificuldades.


13. O que inspirou os personagens? São inspirados em pessoas reais?
 Quando comecei a criar Johnny Bleas, pensei antes no mundo que a história iria acontecer. Precisava entender o que era possível e o que não era. Precisava saber como esse mundo era feito, quem habitava ali, como a magia funcionava, como a geografia iria influenciar a história, o clima, e principalmente como tudo havia nascido. Foi então que comecei a rabiscar os primeiros mapas de Asterium, começando com a capital Forhcore, que estaria no centro por um motivo estratégico, já que nos tempos antigos haviam muitas guerras. Criar Asterium e os personagens principais foi fácil, tudo vinha muito rápido em minha mente. As ideias surgiam constantemente e tudo parecia fazer sentido. Para tudo havia uma explicação, percebi então que a criação de uma obra de fantasia funciona como um quebra-cabeça eu apenas coloquei as peças nos lugares certos. Contudo ao criar uma obra de fantasia deve-se estar atento a todos os detalhes. Criar um mundo demanda tempo e imaginação. Tudo deve “fazer sentido” para o leitor e para o desenvolvimento do enredo. É comum esquecer alguns detalhes, mas se o autor for capaz de se organizar ele poderá alcançar um bom resultado com sua obra.

14. Qual seu personagem favorito? Por quê?  
O favorito com certeza é Johnny Bleas, mesmo sendo um aprendiz ele consegue ser imensamente corajoso e capaz de enfrentar uma série de desventuras. Mas confesso que o que mais admiro é o grande kromus Filay.

15. Um recado para os leitores?
 
Gostaria de deixar a todos o convite para se aventurarem em Johnny Bleas. Meu objetivo é encantar os leitores e introduzir da melhor maneira possível este novo mundo de fantasias. Após a leitura quem quiser compartilhar sua experiência podem acessar o meu site: www.jgbrene.com e me mandar uma mensagem. Gosto sempre de ouvir os leitores! Muito obrigado por entrar comigo nesta aventura. Abraço a todos!


Gostaria de agradecer ao J.G. Brene por nos conceder essa entrevista, além de talentoso é também muito simpático.
 
Espero que tenham gostado da entrevista. Não deixem de conferir o site para conhecer melhor a obra do autor, vale muito a pena.

Abraços!

- Ágno R. Vilar

Sigam o Book Bus:

Nenhum comentário:

Postar um comentário