Resenha | O Segredo do Talento - Daniel Coyle


O que você faz para aprimorar seus talentos?






Ano: 2014 / Páginas: 128
Idioma: Português
Editora: 
Sextante

Compre / Skoob / Autor


SINOPSE:
"Quando vemos alguém se destacar em determinada área, logo pensamos que a pessoa já nasceu com um dom para aquela atividade. Mas será que só isso explica o talento? É possível aprimorá-lo sem fazer esforço? O que você pode fazer para melhorar? Pensando nessas questões, o autor visitou e pesquisou inúmeras incubadoras de talentos mundo afora. Investigou as técnicas utilizadas por elas, entrevistou instrutores competentes, associou isso a informações sobre como a mente funciona e chegou à conclusão de que todos têm talentos, mas poucos sabem como desenvolvê-los. Para organizar todas as informações cientificamente comprovadas obtidas nessa pesquisa, o autor formulou 52 dicas simples e diretas para que qualquer pessoa desenvolva habilidades, seja qual for a sua área - artística, empresarial, esportiva, etc. Embora a neurociência por trás desse assunto seja complexa, ela parte do princípio básico de que pequenas ações, repetidas ao longo do tempo, podem gerar grandes mudanças e tornar seu cérebro mais rápido."


"Somos aquilo que fazemos repetidamente.  A excelência, portanto, não é resultado de um modo de agir, mas de um hábito. " -  Aristóteles


Pertenço à geração millenium, assim como muitos de vocês, desde muito cedo fomos cercados de tecnologias e informações que nossos pais não tiveram. O mundo ao nosso redor está se modificando tão rápido que se dormirmos já acordamos desatualizados e, muitas vezes, nossa ânsia por nos manter informados impede a obtenção do conhecimento.

Essa constante mudança do meio pode afetar não só a absorção de conhecimento, mas também dispersar nosso foco, fazendo com que nossos talentos não sejam desenvolvidos da melhor maneira possível. 

No livro O segredo do talento, escrito por Daniel Coyle, temos um excelente guia que aliado à sua motivação, paciência e persistência podem ajudar a modificar esse cenário.

Por meio de pesquisas em várias incubadoras de talentos ao redor do mundo, Coyle chegou à conclusão de que é possível desenvolver talentos por meio da prática e aprimoramento contínuos.

Quais são seus talentos?

Coyle separou o livro em três seções. Na primeira é apresentada a preparação, observar pessoas mais experientes naquilo que queremos fazer, como escolher um mentor, ideias para conseguir motivação e aprimorar seus talentos. Na segunda, o desenvolvimento das habilidades, por meio de métodos e técnicas para alcançar o máximo de aproveitamento no menor tempo possível. Na terceira são apresentadas estratégias para superar a estagnação, manter a motivação e desenvolver hábitos. As dicas são simples e escritas de forma coesa e coerente fazendo a leitura ser bem fluida.

Uma das dicas apresentadas por Coyle, e também por Austin Kleon, Neil Gaiman, Steve Jobs, The Beatles etc., é o “roubo“ de ideias. Copiar as ideias das pessoas que tem melhor desempenho em suas áreas, ou seja, observar pessoas mais talentosas e escolher o que você pode usar podem te ajudar a criar seu próprio estilo.

"Bons artistas copiam. Grandes artistas roubam." - Picasso

Este é um livro que pode ser lido em apenas um dia, mas me deixou um pouco dividida, por um lado as dicas apresentadas são boas, por outro são muitas e podem te deixar um pouco perdido com tanta informação ao mesmo tempo. Então, a princípio, sugiro que leia todo livro e separe as que achar mais importante e vá seguindo aos poucos. Um mapa mental também pode te auxiliar para uma melhor organização.

Gosto de ler livros desse gênero, pois me ajudam a traçar melhor minhas metas e muitas vezes apresentam dicas que podem simplificar meus objetivos.  As dicas que mais gostei no livro foram: 

 Esteja disposto a fazer papel de bobo; 
⇝ Dê preferência à simplicidade; 
⇝ Invente desafios inteligentes e viciantes; 
⇝ Reconheça seus erros assim que cometê-los; 
⇝ Tenha a mentalidade de um operário; 
⇝ Não se livre de hábitos negativos, construa positivos no lugar.

Espero que coloquem mais livros como esse na lista de leituras de vocês, assim como eu estou fazendo, é sempre bom ler algo que nos motiva a aperfeiçoar gradativamente nossos dons/talentos. 

Se você já leu livros como esse antes, deixe nos comentários sua sugestão. E não se esqueça de responder as perguntas: quais são seus talentos e o que você faz para aprimorá-los ;)



Minha Avaliação:  💡💡💡


Espero que tenham gostado. Deixe aqui seu comentário e siga o blog no Google+ para receber as notificações dos próximos posts (:



6 comentários:

  1. Adorei sua resenha, muito bom os pontos colocados. Super quero esse livro, acho que vai ser muito bom ler ele.
    Acho que vou ler ele aos poucos, já que são muitas informações, acredito que será mais valido, que ler em uma sentada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, espero que goste do livro também ;)

      Excluir
  2. Gostei da sua resenha e acho livros assim bem interessantes, pois nos acrescentam muito, amo livros de fantasia, ficção e etc, porém precisamos de livros que nos façam pensar e organizar melhor nossa vida! Obrigada pela sugestão!

    Beijos, Carol
    Blog com V

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! (:
      Gosto de ler livros assim entre uma leitura e outra, são curtinhos e podem ajudar bastante.

      Excluir
  3. Primeiro quero dizer que a sua resenha está ótima, muito bem escrita. Parabéns. Gostei muito desse livro, nunca li nada parecido mas acredito que devo mudar isso o quanto antes. E acho que ainda não posso responder as duas perguntas, mas assim que eu tiver as respostas volto aqui pra te falar. Beijos.
    http://www.livrofilia.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada (:
      Vou esperar sua resposta!

      Excluir