Resenha | Fim - Fernanda Torres

Olá, amores! 
Fernanda Torres é muito conhecida como atriz, principalmente por suas personagens cômicas, mas, além disso, ela é escritora e colunista na Folha, e Fim é seu romance de estreia. Confiram! 
Sinopse: 
O público brasileiro acostumou-se a ver Fernanda Torres no cinema, no teatro ou na televisão. Com 'Fim', seu primeiro romance, ela consolida sua transição para o universo das letras. O livro focaliza a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas - festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de droga e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou sobrevida sexual com o Viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos - mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer. São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes. Sucesso na carreira, realização pessoal e serenidade estão fora de questão - ninguém parece ser capaz de colher, no fim das contas, mais do que um inventário de frustrações. Ao redor deles pairam mulheres neuróticas, amargas, sedutoras, desencanadas, descartadas, conformadas. Paira também um padre em crise com a própria vocação e um séquito de tipos cariocas. Há graça, sexo, sol e praia nas páginas de 'Fim'. Mas elas também são cheias de resignação e cobertas por uma tinta de melancolia. 

Ficha Técnica: 
Editora: Companhia das Letras 
Edição: 1 
Ano: 2013 
Gênero: Romance 
Páginas: 203 

Vocês já param para pensar como será o “fim da vida”? Na correria do cotidiano acho difícil, nós jovens, pararmos para refletir sobre isso de verdade, sobre o que vamos nos tornar na velhice, e essa é uma das reflexões que esse livro traz. A história de cinco amigos, pessoas comuns, aquele círculo de amigos que você realmente vai levar pela vida toda. 

Cada um dos amigos tem seu jeito e de certa forma se complementam, durante os momentos em que relembram as histórias o leitor vai se enveredando por fatos corriqueiros, encontros de acasos e toda a sorte que todos nós estamos à mercê, além disso, o livro trata de sexo, drogas, traições e separações, sem meias palavras, mostrando o lado mundano da juventude e das relações humanas. 

Fim fala muito mais de como chegamos ao fim, do que desse fim propriamente dito, isso você nota na construção dos personagens, complexos o suficiente para parecerem reais, humanos e mortais como nós, os personagens desse livro poderiam ser as pessoas que passam por nós na rua e até mesmo nós, acho que foi o que mais me encantou na construção do livro. 
Adorei a escrita da Fernanda, a narração é alternada entre ponto de vista dos personagens e um narrador em terceira pessoa, o que dá uma abrangência maior a história ao mesmo tempo que permite conhecer mais sobre o personagem. 

Esse livro foi uma indicação do meu primo, e como toda coisa boa, agora eu indico ele para vocês amores! Espero que tenham gostado e se tiverem chance ou a oportunidade conheçam esse lado escritor da Fernanda Torres e pensem um pouco mais sobre o Fim. 

Beijosz!
-Bia Pupato

Sigam o Book Bus:

Visitem meu blog:

16 comentários:

  1. Já queria ler! Agora quero mais ainda!!! Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Lembro que quando ouvi falar pela primeira vez sobre esse livro, achei que estivesse confundindo a autora. Não sabia mesmo que a Fernanda escrevia. Só vejo elogios à obra, mas só agora me ative a ler a sinopse e confesso que gostei. Fiquei curiosa para conhecer esse outro lado da atriz :D

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que eu também não sabia desse lado escritora,mas valr muito a pena conhecer..
      Beijosz!

      Excluir
  3. Me falaram desse livro e fiquei super interessado, a resenha me deixou mais entusiasmado a ler ainda! Ficou mt boa. Bjss

    bibliotecasdealexandria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! :)
      Espero que goste do livro também!
      Beijosz!

      Excluir
  4. Deve ser muito bom esse livro!! A Fernanda é uma atriz perfeita, fiquei curiosa para ler.
    AMEI a resenha!!

    PS: Tem uma Tag bem legal rolando lá no blog e seria super legal ver suas respostas ;) Conto com você -> http://livrearblog.blogspot.com.br/2016/05/tag-liebster-award.html ;)

    Beijos de luz e obrigadaaa desde já <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo!
      Obrigada! :)

      Pode deixar que vou dar uma conferida na tag!
      Beijosz!

      Excluir
  5. Um livro bem diferente, o nome já chama atenção. Gostei bastante tanto da sinopse como da resenha, parabens.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada! :)
    É um nome bem impactante...
    Beijosz!

    ResponderExcluir
  7. Capa linda, sinopse maravilhosa e com essa resenha? Não tem como não colocar na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  8. Se ela for tão boa escritora quanto e atriz esse livro deve ser divino...
    Amei sua resenha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante da escrita dela!
      Obrigada! :)
      Beijosz!

      Excluir
  9. Vou confessar: detesto ela como atriz, acho muito forçada.
    Espero que como autora seja diferente.
    Beijo!

    L. xx
    meumundodalua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é aquela velha história, gosto não se discute rsrs... Eu, particulatmente, gosto dos trabalhos dela como atriz e também gostei da forma como ela escreve.
      Beijosz!

      Excluir