Resenha | O Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos












O Meu Pé de Laranja Lima
José Mauro de Vasconcelos
Ano: 1970 / Páginas: 195
Editora: Melhoramentos


No início do mês passado eu fiz minha carteirinha na biblioteca pública da cidade onde trabalho. Olhando o acervo da biblioteca, me deparo com esse livro. Eu tinha visto um vídeo no canal Geek Freak, onde o Victor Almeida falou muito bem desse livro e recomendou a leitura. Decidi ler.


A obra narra à história de Zezé, um garotinho de seis anos, inteligente, solitário e danado.  Nascido em família pobre e trabalhadora. Buscando a atenção dos que o cercam, Zezé acaba fazendo muitas besteiras, e como consequência acaba levando várias surras.

Um garoto de grande coração, que cuida com muito carinho de seu irmão caçula, que se inspira em seu grande amigo Portuga e que busca em seu pé de laranja lima, a atenção e compreensão que os adultos não lhe oferecem. Quando as coisas finalmente começam as melhorar, Zezé acaba conhecendo a dor da perda, abalando seus sentimentos e destruindo suas fantasias.



A cada página lida eu sentia uma forte emoção, imaginando o quão duro era para Zezé aguentar os turbilhões de sentimentos que o tomavam. O livro contém pouco menos de 200 emocionantes páginas, que infelizmente acabaram e me deixaram órfão dessa linda e triste história.

Um livro sutil e pesado ao mesmo tempo, retratando com simplicidade a visão de um garoto sobre o quanto os adultos podem ser egocêntricos.

Sei que posso continuar falando desse livro por mais algumas páginas e ainda assim não irei conseguir retratar tudo o que ele me fez sentir, portanto irei parar por aqui.

Deixo o livro mais que recomendado para todos, isso mesmo, todos. Independente de seu gosto literário, acredito que esse livro irá mexer com cada um que o ler, pois comigo foi assim. Favoritado.

O livro tem uma adaptação cinematográfica, porém, eu ainda não assisti. E se você já leu ou assistiu, deixe aqui nos comentários a sua opinião e vamos conversar sobre essa obra.

Beijos e Abraços!

9 comentários:

  1. Você pode continuar ler as aventuras do Zezé nos seguintes livros:
    VAMOS AQUECER O SOL
    DOIDÃO
    AS CONFISSÕES DE FREI ABÓBORA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. eu já tinha lido sobre vamos Aquecer o Sol. Os outros dois eu não conhecia.
      Obrigado! ^^

      Excluir
  2. Oi, Ágno. Tinha visto sobre essa leitura lá no seu canal.
    Acho esse lance de mostrar o egocentrismo dos adultos algo muito bacana, ainda mais na visão de uma criança. Parece que certos assuntos ficam melhores quando narrados assim. Exemplo disso é O Sol é Para Todos, a protagonista é uma criança e o livro fala sobre racismo. Acho que por vir dos olhos dela as coisas se tornaram muito mais interessantes.
    Não sei se lerei agora, estou toda enrolada hahaha, mas o filme posso tentar ver. Beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol.
      Pois é. Assunto bem interessante e que fazemos vista grossa. O Sol é para todos está na minha lista(há décadas), ainda não tive a oportunidade de ler, mas pretendo ler em breve.
      Leia e/ou assista e me diga o que achou. Ainda não vi o filme, preciso ver logo. Bjos!

      Excluir
  3. Oie!

    Li ontem!!! Quase chorei em público!
    Boas Leituras!

    https://www.youtube.com/channel/UCEF9dLnNpKDcL0Q5_GkTPYQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu chorei mesmo. Mas foi em casa kkkkk.
      Obrigado! Bjos!

      Excluir
  4. Sou louca para ler esse livro!
    Excelente resenha, parabéns! Ameii o blog^^

    Beijos
    http://umleitordisse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir