Leitura Contemporânea | Book Bus






Literatura contemporânea Brasileira

Olá, queridos leitores.


Hoje o post é sobre literatura contemporânea, decidi trazer esse tema por às vezes lemos algum livro e não sabemos a temática por traz dele.
Espero que gostem!



O que é a Literatura Contemporânea?


A literatura contemporânea são as grandes variedades de estilos, entre esses temos: a prosa, teatro, contos, crônicas, poesias etc.


Na poesia, além do concretismo, surgiram outras tendências vanguardistas, como a poesia práxis, que vincula a palavra e o contexto extralinguístico, não escreve sobre temas e, normalmente, parte da emoção ou de um fato externo.

A poesia social surgiu em 1957, reagiu também contra o concretismo, e é mais voltada aos problemas do país.



Na década de 1970, a poesia marginal denunciava a situação de medo que o país ainda atravessava sob a ditadura militar; seus textos próximos à prosa tinham uma maior preocupação com a expressão do que com a construção.

A literatura infanto-juvenil ganha muito força e as mulheres, como: Lygia Fagundes Telles e Lygia Bojunga. As crônicas, abordando diversos temas do cotidiano, se apresentam algumas vezes líricas, como as de Rubem Braga, e de humor, como as de Fernando Sabino. Entre os contistas destaca-se Rubem Fonseca e como romancista, Paulo Coelho, um dos maiores fenômenos da literatura brasileira.


Prosa Contemporânea
    
O Regionalismo continua sendo descrito da mesma forma. O romance psicológico, porém com uma sondagem do interior mais profunda. Permanência da prosa urbana. Aparece o realismo fantástico (linguagem simbólica). A intenção do autor está por trás do que ele diz. Uso de metáforas e outras figuras. O homem é o tema central, o elemento angustiado. São muitos os escritores desta fase. Por exemplo o Guimarães Rosa, Clarice Lispector entre outros.




Teatro


É a continuação do teatro moderno que mostra a decadência dos valores patriarcais, a favela, os problemas humanos. Cai muito para o lado erótico e sexual. Autores: Ariano Suassuna - "Auto da compadecida", Oduvaldo Viana Filho: "Corpo a corpo"; Plínio Marcos: "Dois perdidos numa noite suja"; Jorge de Andrade: "Vereda da Salvação", "As confrarias", "A moratória", "O telescópio", "Pedreira das almas"; Augusto Boal: “Roda viva", "Revolução na América do sul", "Arena Contra Zumbi"; Chico Buarque de Holanda: "Calabar", "Gota D'água", "Ópera do Malandro"; Dias Gomes: "Sucupira: Amea-a ou deixe-a", O pagador de promessas", "A invasão", "A revolução dos bichos", Vinicius de Moraes: "Orfeu da conceição"e outros.




Então é isso queridos. Espero que tenham gostado.


Raquel Fernandes

Sigam o Book Bus


Nenhum comentário:

Postar um comentário