Resenha | Mentirosos – E. Lockhart | BookBus


Olá, amores! 
Hoje, a resenha é de um livro que me deixou bem dividida, querem entender por quê? Então leiam a resenha! ;) 
Sinopse: 
“Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. 
Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.” 

Ficha Técnica: 
Editora: Seguinte 
Edição: 1 
Ano: 2014 
Gênero: Ficção / Infanto-juvenil 
Páginas: 272 

"O silêncio é uma camada protetora da dor."

A narrativa do livro é feita em primeira pessoa, então toda a história é contada do ponto de vista da Cadence o que é muito importante para o desenvolvimento da história, mas foi uma das coisas que me chateou durante a leitura. Acontece que eu achei muito repetitivo e um pouco irritante em algumas partes, claro que temos que lembrar que Cadence passou por um trauma, o qual não se recorda e sofre com as dores de cabeça constantes e a depressão, além da família desarranjada que realmente mostra que nem tudo é o que parece. Mas a auto piedade dela me cansou em muitos momentos, essa coisa de adolescente que fica batendo na mesma tecla e sabe quando você que o personagem se mexa e saia daquela mesmice, mas ele não sai? Foi isso. 

Dentre os personagens, Johnny, Mirren e Gat são os mais difíceis de definir, porque eles se mantiveram afastados de Cadence durante os dois anos que ela não voltou à ilha da família e mesmo durante o reencontro ela se sente excluída principalmente por não se lembrar do que aconteceu e nem eles nem os outros membros da família contarem para ela. Ela ainda tem que lidar com a mãe superprotetora, as tias que também estão agindo estranho e o avô que outrora fora o grande chefe da família, mas que se mostra fragilizado e confuso. 

O livro trabalha muito a questão de que as pessoas não são o que parece, os Sinclair têm muitos problemas escondidos sob as camadas de dinheiro e status de família perfeita, como a disputa pela herança, preconceito e a preocupação com o status da família, além de que não tem como não sentir empatia por Cadence e por todos os personagens que parecem terem sido afetados pelo seu acidente. 

O que eu mais gostei no livro foi o final, sim o final me tirou o fôlego e foi surpreendente não só pelos fatos ocorridos, mas também pela mensagem de recomeço e esperança após as coisas ruins que acontecem em nossas vidas, isso de sabermos lidar com o inesperado e com as tragédias que podem acontecer e seguir em frente, sempre! 

É isso amores, vocês já leram? O que acharam? Quando eu li, li ele em e-book, mas esse é um daqueles livros que eu queria ter na minha estante (claro aceito presente). E se você ainda não leu, leia que vale a pena! 

Beijosz! 

12 comentários:

  1. Eu li apenas coisas boas sobre esse livro, já me indicaram umas 10 vezes, estou bem curioso para lê-lo. Espero não me decepcionar.

    Http://bibliotecasdealexandria.Blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Well!
      É ele está sendo bem comentado!
      Nunca é bom criar muita expectativa, mas eu acho que mesmo assim ele não decepciona não!
      Beijosz!

      Excluir
  2. Assim como well também já me indicaram muito, mas ainda não li nada sobre. Ótima resenha!!
    http://www.misteriosliterarios.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo!
      A maioria das pessoas que conheço que leram o livro amaram... E por aí você encontra muitas críticas positivas! Coloca essa indicação na lista! ;)
      Obrigada!
      Brijosz!

      Excluir
  3. Oi. Li esse livro 2014 se não me engano e adorei. Acho que todo mundo que curte o gênero YA, deveria dar uma chance a ele. Quase não comprei por conta do nome e da capa, uma coisa bem feinha. E a sinopse me dizia que podia ser bacana ou algo completamente clichê. Felizmente, fui surpreendida positivamente. Não senti repetição ou irritação com a personagem principal quando li (talvez hoje sim) e só sei fazer elogios haha. Quanto ao final, nunca imaginei que acabaria assim. Achei incrível!!

    (Carol)
    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Acho que essa irritação e os sentimentos que sentimos a primeira vez que lemos o livro são influenciados pelo momento que estamos vivendo, talvez num outro momento esses detalhes não me incomodassem tanto quanto nessa vez que li!
      E concordo plenamente: Final Incrível! :)

      Beijosz!

      Excluir
  4. Já ouvi falar muito sobre esse livro, infelizmente ele nunca me interessou. Mas adorei sua resenha, entendo o porquê de você ter ficado em conflito com ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena.. Mas esse é um dos livros que merecem uma chance! ;)

      Beijosz!

      Excluir
  5. Muito amor por essa capa e muita vontade por esse livro <3
    http://www.meumundodalua.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah não acho a capa tudo isso não, mas acho ela condizente com a história e gosto disso!

      Beijosz!

      Excluir
  6. Depois dessa resenha só tenho uma coisa a dizer.
    O que aconteceu nessa ilha senhor?
    Preciso saber...
    Mais um pra ler e eu não sei lidar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa essa é bem a sensação que você tem durante a leitura, a curiosidade aumenta e você cria umas teorias, mas (pelo menos eu) não consegue chegar perto do que aconteceu..
      Leia! E me conte o que achou depois!

      Beijosz!

      Excluir